Em Cláudia, maioria da população vive em união conjugal, mostra Censo 2022

O resultado local acompanha a tendência nacional

De acordo com dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicados pelo G1, a maioria dos moradores de Cláudia (MT) vive atualmente em algum tipo de união conjugal.
O levantamento aponta que 61% da população do município, o equivalente a 5.001 pessoas, declararam viver com parceiro ou parceira, seja em casamento civil, religioso ou união estável.

Outros 39% dos claudinenses, cerca de 3.157 pessoas, informaram não viver em união conjugal. Nesse grupo estão incluídas pessoas separadas, viúvas, divorciadas ou que nunca moraram com um companheiro ou companheira.

O IBGE considera como “em união conjugal” todos que vivem com um cônjuge ou companheiro, independentemente da formalização da relação. Já quem não vive com parceiro pode, ainda assim, ter um relacionamento, mas morar sozinho.

O resultado local acompanha a tendência nacional. Em todo o Brasil, 51% da população vive com parceiro ou parceira, enquanto 49% estão fora de uma união conjugal, segundo os dados preliminares do Censo.

Esses números ajudam a entender como as formas de convivência e os laços familiares têm se transformado ao longo dos anos, refletindo mudanças nos costumes e na estrutura das famílias brasileiras.

Com informações do G1 e IBGE — Redação Rádio Nativa FM

Comentários