Histórico


Em meados do ano de 1996, surgia a ideia de Radiodifusão Comunitária, serviço este, que iria possibilitar a implantação de emissoras de baixa potência para atender as comunidades envolvidas. Assim que o assunto ganhou notoriedade um grupo liderado pelo Sr. Edi Vendrame (in memorian) na época presidente do Sindicato Rural se reuniram com Prefeito da época Nélson Corá.

Após longo debate chegou-se a conclusão que não só era viável, como também uma necessidade, uma rádio Comunitária, porque até então Cláudia não havia nenhum meio de comunicação local.

A primeira reunião, onde já foi elaborada a primeira Ata de fundação, aconteceu no dia 25 de Junho de 1996, nas dependências da Câmara Municipal de Cláudia.

Iniciou suas atividades de difusão dia 18 de Outubro de 1996, em caráter experimental e no dia 4 de Julho de 2002, a Associação recebeu a documentação do Ministério das Comunicações e Anatel autorizando seu funcionamento.

Recentemente entrou para o quadro de emissoras parceiras do CDDHEP (Centro dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre), e EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Com 86 sócios, sede própria, quadro de funcionários completo, moto link, programação automatizada, transmissão on-line em ótima qualidade, a Associação Comunitária Rádio FM Cláudia – ACC, Nativa FM como é conhecida, transmite sua programação pela frequência 87,9, e encontra-se na Rua Frederico Campos, 371 no Centro de Cláudia.